A MINHA UMBANDA É MAIS PURA QUE A SUA
- Flavio Santana de paula
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Hoje em dia, um dos assuntos mais abordados nas redes sociais: minha umbanda é mais africana que a sua. Ao meu ver, uma briga ridícula e que foge completamente do conceito de umbanda.
Em tempos de disputa sobre qual umbanda é mais pura, precisamos pontuar algumas coisas, antes de querermos ver quem é melhor que quem.
O primeiro ponto: a umbanda NÃO É AFRICANA! A umbanda é uma religião brasileira. E não digo isso com base na religião fundada por pai Zélio: a umbanda é bem aquém dele! A umbanda tem suas raízes na incorporação de espíritos e isso não é algo unicamente africano. Apesar de termos influências africanas, a umbanda é totalmente brasileira.
Um segundo ponto a ser discutido é sobre os orixás. A umbanda não tem orixá como foco central. Inclusive, os orixás em nada tem relação com os tradicionais do candomblé, sendo completamente diferentes as incorporações, os cultos e a quantidade das divindades apresentadas na umbanda. Basicamente, para nós, os orixás são forças da natureza, que completam o panteão de energias para o culto. Eles não são algo principal e nem devem ser tratados como tal.
Outro ponto são as linhas que são a base da umbanda: caboclo, preto velho e erês. Essas são as linhas originárias da umbanda, linhas dos reais donos da nossa religião, sendo todas as outras incorporadas ao longo do tempo. Nesse ponto, levamos em consideração o que foi apresentado por Zélio, porém, sempre consciente de que a religião não foi fundada exclusivamente por ele.
E por fim, um ponto que eu considero o mais importante: se o seu culto é bem fundamentado, se é feito por um dirigente que tem chamado sacerdotal, que tem uma história na religião, etc, qual a importância dele ser mais "puro" que o outro? Antes desse ponto ser discutido, veja bem como está sua vida, se suas entidades estão te ajudando na sua evolução como pessoa, se estão ajudando no seu caminho. Talvez, a "pureza" da sua religião não seja o problema.
Texto: Roberta Franciscati
Comentarios