A TRANSFIGURAÇÃO DA UMBANDA
- Flavio Santana de paula
- 9 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Diante desse cenário caótico que estamos vivendo de “Umbandas” criadas por aí nos últimos tempos, muitos sacerdotes têm se mobilizado para promover um retorno às origens, resgatando e valorizando as tradições originárias que formam a base da Umbanda. Esse movimento envolve o estudo aprofundado sobre as raízes culturais e práticas da religião, promovendo assim a consciência sobre a importância de sabermos como foi nessa ancestralidade espiritual, não as deixando cair no "apagamento" cultural.
Uma luta que eu, como sacerdote estou enfrentando nos dias atuais para trazer a ancestralidade dentro de nossa comunidade. Ainda vejo um futuro a ser preservado dentro da nossa Umbanda e tenho enfrentado vários desafios, com muito trabalho árduo pois não é fácil buscar informações e fundamentos verdadeiros de uma Umbanda raiz.
O que não podemos deixar é se perder as verdadeiras raízes de nossa religião - absorvendo todos fundamentos oriundos das culturas afros e ameríndias - e engolir a seco essas “UMBANDAS” inventadas que vemos “nascendo/criada” na atualidade.
Texto: Flávio Santana
Comentarios