ENSINAMENTOS DE MARIA NAVALHA
- Flavio Santana de paula
- 5 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Em um atendimento durante a gira, chegou uma consulente até dona Maria Navalha e questionou sobre os caminhos dela. Ela se sentia perdida, frustrada e achava que nada que ela fazia estava dando certo. Sentia que quando dava um passo para frente, em seguida dava dois para trás. Navalha podia sentir toda frustração daquela pobre moça, que se sentia cansada de tanto tentar.
E assim começou seu ensinamento:
"As vezes, menina, você bate em tantas portas, tenta pular tantas janelas mas nenhuma dá certo, não é!? Já parou para pensar que, talvez, essas portas e janelas não sejam para você? A porta que irá abrir, é aquele desejo que seu coração tem, que ele alimenta a cada vez que você se frustra e pergunta 'porquê não?'."
Então, entendendo do que se tratava, a consulente desabafou para Navalha que seu maior medo era que as coisas não dessem certo ou que não saíssem como ela esperava...
"Mas menina, se você não tenta, as coisas não dão certo mesmo. Sem tentativa, não tem chance de acerto. Nem de erro. Se entregue ao que seu coração deseja e não se frustre com as coisas que não saem como você espera. Quando damos início a alguma coisa que sempre sonhamos, vocês acreditam que tudo dará certo, que será um mar de rosas e que será tudo belo. Mas quando vai pro plano da realidade, as coisas mudam de figura: as dificuldades chegam e o mundo real bate à porta. Qualquer coisa que você se proponha a fazer, é como uma sementinha plantada na terra: você não vê ela crescendo. Por muito tempo ela se mantém embaixo da terra e você acha que não deu certo. De repente, ela começa a brotar e se torna um lindo broto forte e cheio de vigor. Aquele momento que você acha que não tá dando nada certo, é quando a sementinha está germinando. Quando ela está criando raízes embaixo da terra para poder brotar firme e com força. Uma planta sem raízes, que cresce de uma vez, não tem forças e logo morre. Assim são seus projetos; eles precisam de raízes primeiro. Você vai se esforçar sem ver o resultado. Até que, um belo dia, o broto rompe a terra e começa a se mostrar para o mundo. Não desista, menina. Estou com você."
E assim a consulente foi embora, com seu coração repleto de tranquilidade e confiança, entendendo totalmente a mensagem de sabedoria de dona Maria Navalha.
Texto: Roberta Franciscati
Comments