ROMANTIZAÇÃO DE EXU NA UMBANDA
- Flavio Santana de paula
- 7 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
"Exu é meu guardião"
"Exu me protege e não deixa nada me atingir"
"Meu Exu vai te pegar"
"Meu Exu vem em terra pra evoluir"
Chega a ser cômica a forma que algumas pessoas na Umbanda enxergam Exu e Pomba Gira e a romantização que a grande maioria dos terreiros fazem com essa entidade.
Vamos pelo começo: Exu e Pomba Gira NÃO são guardiões.
Eles não são seu anjo da guarda, seu guarda costas ou seu protetor. Eles são espíritos interligados a sua trama espiritual, podem - ou não - serem seus tutelares, ou seja, aqueles que tem uma ligação muito mais forte e, que em algumas religiões de culto a Exu, são chefes da sua coroa mediúnica.
A esquerda, ao mesmo tempo que é complexa para trabalhar é absurdamente simples: Exu faz o que Exu quer fazer. Se ele sente alguma afinidade sincera com você, ele irá te ajudar. Mas não pense que irá te ajudar porque ele é bonzinho ou é seu "guardião". Exu irá te ajudar se for conveniente para ele e se houver o "pagamento" pelos seus trabalhos. Exu trabalha com troca, precisa ser agradado e, na Umbanda, a forma como cultuamos essas entidades é extremamente fraca. Exu não se contenta com uma velinha apenas.
Outro ponto é sobre a "evolução". NENHUM EXU QUER EVOLUIR. Na grande maioria das vezes, essas próprias entidades escolheram seu caminho como Exus e Pombas Giras. O maior mito existente é que essas entidades podem alcançar a "iluminação" e "virar" entidades de direito. Isso NÃO existe. E se alguma entidade te disse isso, me desculpe a sinceridade, mas o médium passou na frente.
Aliás, muitos médiuns de esquerda deixam suas vaidades passarem na frente nas incorporações, romantizando descaradamente Exu, dizendo que aquela entidade "protege" e "cuida" de seu médium. Não caia nessa conversa.
Exu é um espírito livre. Se ele está onde está é por sua escolha e não uma imposição. Quem cultua Exu com romantização, não pode esperar nada mais além do distanciamento desta entidade poderosíssima. Exu não precisa de evolução. Exu não é seu guardião. Exu não trabalha a troco de vela. Exu não tem dó de você e por isso vai te ajudar.
Abra seus olhos, enxergue Exu como ele realmente é!
Texto: Roberta Franciscati
Comments